Entry-header image

Sobre nós

A Quinta Pedras de Baixo – Agroturismo é um espaço profundamente rural, onde o silêncio e a quietude imperam.

SITUADA NO SOPÉ DA SERRA DA FALPERRA

Bem vindo á Quinta Pedras de Baixo

A Quinta das Pedras de Baixo retrata a típica quinta rural de lavradores do Baixo Minho, com o seu conjunto edificado característico e inserido entre os campos de cultivo.

Fica localizada na freguesia de Longos, no concelho de Guimarães, distrito de Braga, e dista destas duas cidades 12 e 8 km, respetivamente. Sendo a casa do caseiro, a quinta era pobre e representava o exemplar de arquitetura popular rural, identificando claramente a região onde se insere.

O acesso à quinta é feito a partir da estrada municipal Taipas/Braga (via Falperra), ou pelo caminho original e ancestral que passa pelo alçado poente da quinta.

QUINTA DAS PEDRAS DE BAIXO

Agroturismo – Turismo Rural

O proprietário, Fernando Cardoso, é um arquiteto que interveio sobre as casas antigas naquele campo com engenho para, ao mesmo tempo, manter a tradição rural minhota, e acrescentar-lhes formas de modernidade, com soluções audazes que reflitam a continuidade do tempo...

As casas ficam entre campos de cultivo.

No edifício original, as antigas cortes dos animais deram origem a três unidades de alojamentos. Uma das adegas mantém-se como tal, a outra deu origem à sala de pequenos-almoços. Os vãos de fachada conservam a expressão original com as tradicionais caixilharias de madeira. O interior foi dotado com todas as comodidades necessárias os usos.

Ao lado da casa antiga foi levantado o volume da casa nova, que assume claramente uma imagem contemporânea mas sóbria, tanto na sua linguagem formal como no material de acabamento, com o betão à vista. Neste volume novo, três quartos, uma sala e uma cozinha dão conforto, autonomia e independência a quem aqui se aloja.

O conforto, a eficiência e a hospitalidade encantam.

A água, fresquíssima, vem diretamente da mina. Os vegetais para as refeições são colhidos na hora. A gastronomia regional é de excelência.

Há vários apetecíveis percursos pedestres e há para viver as fainas e ritmos de uma quinta minhota.

Para quem, apesar deste envolvimento rural, não dispensar o contacto com a vida de cidade, a apenas 8 quilómetros está Braga, e Guimarães, património mundial, fica a 12 km.

A quinta está a escassos 500 metros de um troço em calçada romana do Caminho de Santiago, na ligação entre Braga e Guimarães.


CONHECER AS PESSOAS

Fernando CardosoPROPRIETÁRIO

É um arquiteto que interveio sobre as casas antigas naquele campo com engenho para, ao mesmo tempo, manter a tradição rural minhota,